Hanya Yanagihara é uma autora americana, editora e escritora de viagens, nascida em 1974. Ela cresceu no Havaí e se destacou no mundo literário por sua habilidade em tecer narrativas profundas e emocionais. Yanagihara é mais conhecida por seu romance best-seller “A Little Life” (“Uma Vida Pequena”, em tradução livre), que recebeu aclamação crítica por sua exploração intensa de temas como amizade, sofrimento e sobrevivência.

Além de “A Little Life”, Hanya Yanagihara também escreveu “The People in the Trees” (“As Pessoas nas Árvores”, em tradução livre), que é seu primeiro romance e aborda ética na ciência através da jornada de um cientista que descobre uma tribo isolada cujos membros possuem a chave para a longevidade. O livro foi bem recebido e estabeleceu Yanagihara como uma voz importante na literatura contemporânea.

Seu terceiro romance, “To Paradise”, oferece uma tapeçaria de histórias ambientadas em diferentes versões da América, explorando temas de amor, perda e a busca pela utopia ao longo de três séculos diferentes. Este trabalho reforça a reputação de Yanagihara como uma autora capaz de abordar questões complexas com sensibilidade e profundidade.

Além de seu trabalho como romancista, Hanya Yanagihara também desempenha um papel significativo no mundo editorial, atuando como editora-chefe da T: The New York Times Style Magazine. Sua visão editorial e sua capacidade de destacar vozes e histórias únicas contribuem para sua influência no cenário cultural contemporâneo.

Yanagihara é conhecida por seu estilo narrativo envolvente e por não evitar temas difíceis, mergulhando profundamente nas experiências humanas de seus personagens. Seus livros são elogiados por sua riqueza emocional e complexidade psicológica, tornando-a uma das vozes literárias mais distintas de sua geração.