Clarissa Pinkola Estés é uma renomada psicanalista junguiana, poeta, contadora de histórias e autora. Ela alcançou fama internacional com seu livro “Mulheres que Correm com os Lobos: Mitos e Histórias do Arquétipo da Mulher Selvagem”, publicado originalmente em inglês sob o título “Women Who Run With the Wolves”. Nascida em 27 de janeiro de 1945, Estés é de descendência mexicana e húngara-americana, o que influencia profundamente sua abordagem na exploração de culturas e tradições em seus trabalhos.

Em “Mulheres que Correm com os Lobos”, Estés mergulha em mitos, contos de fadas e histórias de diversas culturas para revelar o arquétipo da Mulher Selvagem, um símbolo poderoso da natureza instintiva feminina. Através de sua análise, ela oferece insights sobre como as mulheres podem redescobrir e reivindicar essa força selvagem e instintiva que reside dentro delas, muitas vezes suprimida pela sociedade moderna.

Com uma carreira dedicada à psicanálise e ao estudo dos contos de fadas e mitos, Estés utiliza essas narrativas como meio de entender a psique humana e promover a cura. Seu trabalho é amplamente reconhecido por sua capacidade de conectar-se profundamente com leitores em todo o mundo, oferecendo uma perspectiva transformadora sobre a recuperação e celebração do eu autêntico.

Além de “Mulheres que Correm com os Lobos”, Estés escreveu outras obras que exploram temas de crescimento pessoal, espiritualidade e recuperação, contribuindo significativamente para o campo da psicologia junguiana e para o entendimento mais amplo da experiência humana.