Alex Michaelides é um autor britânico-cipriota que alcançou grande sucesso com seu romance de estreia, “The Silent Patient” (“O Paciente Silencioso”, em tradução livre), publicado em 2019. Este livro se tornou um fenômeno global, sendo o romance de estreia mais vendido do mundo naquele ano e permanecendo por mais de um ano na lista de best-sellers do New York Times. A obra é um thriller psicológico que narra a história de uma mulher que comete um ato de violência contra seu marido e, posteriormente, se recusa a falar, e do terapeuta que se torna obcecado em descobrir os motivos por trás do seu silêncio.

Nascido e criado em Chipre, Michaelides estudou literatura inglesa na Universidade de Cambridge antes de se mudar para Los Angeles para cursar roteiro no American Film Institute. Antes de escrever “The Silent Patient”, ele trabalhou como roteirista, o que é evidente na construção meticulosa do suspense e nas reviravoltas surpreendentes de seu livro.

“The Silent Patient” foi elogiado por leitores e críticos pela sua trama envolvente que mistura suspense ao estilo Hitchcock, enigmas à maneira de Agatha Christie e elementos de tragédia grega, oferecendo uma experiência de leitura que mantém os leitores à beira do assento até a última página. A habilidade de Michaelides em criar uma narrativa tensa e cheia de camadas fez com que o livro fosse considerado um dos melhores thrillers psicológicos por muitos.

Após o sucesso de “The Silent Patient”, Alex Michaelides continuou sua carreira literária com outros títulos, incluindo “The Maidens” (“As Donzelas”, em tradução livre), que também recebeu avaliações positivas e consolidou sua reputação como um autor de thrillers psicológicos de primeira linha.

Além de seu trabalho como romancista, Michaelides mantém uma presença ativa nas redes sociais, onde interage com seus leitores e compartilha atualizações sobre seus projetos. Seu sucesso como escritor é um testemunho de sua habilidade em tecer tramas complexas e criar personagens intrigantes que capturam a imaginação do público.