Matt Haig é um autor e jornalista inglês nascido em 3 de julho de 1975, amplamente reconhecido por suas contribuições tanto na literatura de ficção quanto na não ficção, destinadas a públicos infantis e adultos. Ele se destacou no cenário literário internacional com uma série de obras que exploram temas profundos como saúde mental, esperança e redenção, frequentemente entrelaçando elementos fantásticos com questões humanas universais.

Entre seus romances mais conhecidos estão “A Biblioteca da Meia-Noite” (“The Midnight Library”), “Como Parar o Tempo” (“How to Stop Time”), “Os Humanos” (“The Humans”), “Os Radleys” (“The Radleys”) e “A Última Família na Inglaterra” (“The Last Family in England”). Além desses, Haig também escreveu “Ser um Gato” (“To Be A Cat”) e “Floresta Sombria” (“Shadow Forest”), direcionados ao público infantojuvenil, demonstrando sua versatilidade como escritor.

Haig tem sido aberto sobre suas próprias lutas com depressão e ansiedade, o que influencia fortemente seu trabalho. Suas obras são celebradas por abordarem a saúde mental de maneira acessível e empática, oferecendo conforto e compreensão a leitores que enfrentam desafios semelhantes. Seus livros não apenas entretêm, mas também oferecem perspectivas que incentivam a reflexão sobre a vida, o amor e o universo, como evidenciado em seu romance mais recente mencionado, “The Life Impossible”.

Além de sua carreira literária, Matt Haig contribui para diversos jornais nacionais, compartilhando suas ideias e experiências através de colunas e artigos. Ele também mantém uma presença ativa nas redes sociais, onde se comunica diretamente com seus leitores, compartilhando insights sobre sua vida pessoal, sua jornada como escritor e temas relacionados à saúde mental.