Jeferson Tenório é um escritor brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, mas radicado no Rio Grande do Sul. Ele se destacou no cenário literário com o livro “O Avesso da Pele”, que lhe rendeu o Prêmio Jabuti em 2021, uma das mais prestigiadas distinções no âmbito da literatura brasileira. Este reconhecimento veio como um marco em sua carreira, consolidando sua posição como um importante autor contemporâneo.

“O Avesso da Pele” aborda temas profundos como identidade, racismo, e as complexas relações raciais no Brasil, focalizando a experiência de uma família negra em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Narrado por um filho que reflete sobre a vida e o legado de seu pai, o livro oferece uma perspectiva íntima e poderosa sobre negritude, violência, e as nuances de ser negro na sociedade brasileira.

Antes de sua aclamação com “O Avesso da Pele”, Tenório iniciou sua carreira literária com o romance “O beijo na parede”, lançado em 2013, que também foi bem recebido pela crítica e pelo público. Seguiu-se “Estela sem Deus” (2018), outro trabalho que demonstra sua habilidade em explorar as complexidades humanas através de uma prosa sensível e envolvente.

Além de escritor, Jeferson Tenório atua no campo educacional, contribuindo para a discussão sobre literatura, educação, e questões raciais. Seu trabalho não apenas ilumina aspectos importantes da experiência afro-brasileira, mas também desafia os leitores a confrontarem suas próprias percepções e preconceitos, promovendo um diálogo essencial sobre diversidade e inclusão na sociedade contemporânea.

A recente controvérsia em torno da tentativa de censura de “O Avesso da Pele” em escolas, especialmente no estado do Paraná, ressalta a relevância e a urgência dos temas tratados por Tenório. O autor criticou as ações de censura, defendendo a importância da literatura como um meio de reflexão e discussão sobre questões sociais cruciais.