Frank Herbert, nascido Franklin Patrick Herbert Jr. em 8 de outubro de 1920 e falecido em 11 de fevereiro de 1986, foi um proeminente autor americano, especialmente conhecido por seu trabalho no gênero de ficção científica. Sua obra mais famosa é o romance “Duna” (“Dune”), publicado originalmente em 1965. Este livro, inicialmente publicado como duas séries separadas na revista Analog, é considerado um épico da ficção científica e tem sido aclamado tanto pela crítica quanto pelo público ao longo dos anos.

“Duna” é reconhecido por sua narrativa complexa, ambientada no planeta desértico de Arrakis, que aborda temas como política, religião, ecologia e o poder, através da história de Paul Atreides, herdeiro de uma família nobre encarregada de governar Arrakis. O romance destaca-se não apenas por sua trama envolvente mas também pela profundidade com que Herbert explorou a interação entre natureza e cultura, tecendo uma tapeçaria rica de influências e alusões a sistemas filosóficos, históricos e religiosos.

Herbert nasceu em Tacoma, Washington, e foi educado na Universidade de Washington. Ao longo de sua vida, ele escreveu vários romances e contos, mas foi com a saga “Duna” e suas cinco sequências diretas que ele alcançou o maior sucesso comercial e crítico. “Duna” tornou-se não apenas um best-seller mundial mas também um marco na literatura de ficção científica, influenciando uma vasta gama de obras dentro e fora do gênero.

Além de “Duna”, Herbert é autor de várias outras obras de ficção científica, cada uma explorando diferentes aspectos da condição humana e das possibilidades futurísticas da sociedade. Apesar de ter escrito contos, foi nos romances, especialmente na saga “Duna”, que ele encontrou seu maior sucesso. O legado de Frank Herbert perdura, com “Duna” sendo considerado uma das novelas mais amadas na história da ficção científica.