Olá pessoinhas,

Fui convidada recentemente para participar do SoSeLit, a Sociedade Secreta Literária, que é um grupo incrível de blogueiras que se juntaram para falar de assuntos legais e "Não legais, mas necessários" quando o assunto é livros, e que normalmente as pessoas não falam abertamente na blogosfera, além de dar suporte umas as outras, o que nós blogueiros sempre deveríamos fazer, em vez de ficar atacando os coleguinhas - que coisa mais feia, tem espaço para todos.

E hoje na minha estréia - e o sexto post da SoSeLit -, o tema é Quando a editora nos abandona ou simplesmente não está nem aí.

Afinal quem aqui nunca teve uma série cancelada, que jogue a primeira pedra... não em mim, claro.

Dói né, esperarmos aquela série que não lançam nunca e que estamos super ansiosos... Ou pior quando desistem, e falam na SUA CARA que não será mais lançada. Um claro desrespeito com nós leitores.

Eu já me senti desrespeitada muitas vezes e não só com série não continuada no Brasil, mas também com má qualidade nas traduções da história, do título do livro, desordem no lançamento de uma série. Enfim há N coisas que eu poderia apontar.

Mas uma série interrompida é a pior de todas.

Meu caso mais emblemático é a da série Predestinados da Josephine Angelini, que é maravilhoso, sobre mitologia grega, só que não decolou em vendas no Brasil, que se eu não me engano passava por uma fase vampiresca na época, ou seria a fase "Chicotinho do Grey" , não me recordo, agora. Mas enfim, fiquei esperando, até que ouvi um não.. "Não temos previsão"... É ... doeu. Mas isso me levou a pesquisar o titulo em inglês e, melhor, fez com que eu achasse um site português muito amor chamado Wook, e foi de lá que veio minha trilogia completa.

Uma publicação compartilhada por Diario de Leitora Compulsiva (@dleitoracompul) em

Mas até onde nós podemos realmente culpar uma editora, que lança um livro, tem todo um custo para lançá-lo e ele não deslancha, enquanto livros "da modinha" vendem rios, sem nem tanto esforço?

Ás vezes nós mesmo somos os culpados, nós blogueiros, por divulgar mais A que B, porque é o que a editora manda de cortesia, e isso faz com que quem está de fora queira este livro, que TODO MUNDO tem. E aí, aquele nosso livro querido continua sem data da preciosa continuação, se é que será lançado.

E ainda há a pirataria, que diminui e muito as vendas, e assim o "termômetro " que a editora usa para medir se o livro foi bem sucedido, cai por terra junto.

Diante de toda essa bagunça, eu comecei a "garrar " um ranço de trilogias/séries. Eu só leio uma série depois de lançarem toda. E ponto. É o que aconteceu com a trilogia da Corte de Espinhos e Rosas, é o que vai acontecer com a outras como A Rainha Vermelha e as Crônicas Lunares.


Claro que uma vez ou outra vou escorregar e ler o primeiro de uma série de livros, que ainda estão sendo escritos. Aliás, uma coisa que também me irrita é todos os livros agora terem continuações...Continuações INFINITAS... aff... mas isso é assunto para outro dia.


Então, Editora amiga, parceira, gente fina, começou a lançar uma série/ trilogia, TERMINE DE LANÇAR ELA TODA!!!! Entendo que ás vezes o autor/autora não terminou a série, mas depois que termina não há motivo, para não lançar, já que começou... e se não tem intenção, dê o direito de outra publicar , ou publique em ebook, mas não nos deixe órfãos dos livros =/

Fica a dica.

E vocês ? O que acham disso? O que tem a dizer as editoras? Me conte.

Beijos Beijos.

Esse é o sexto post da Sociedade Secreta Literária - o primeiro deste blog -, onde compartilhamos nossas experiências como blogueiras literária. Tentamos falar sobre assuntos que nem todos falam, contar o que sabemos e aprendemos. Blogs participantes:Eu Insisto | La Oliphant | My Dear Library | Barda Literária | Um Metro e Meio de Livos | Pétalas da Liberdade | Livro Lab Macchiato | E eu, do Diário de Leitora Compulsiva

Um Comentário

  1. Tenho esse problema com Predestinados, confesso que nunca fui muito atrás mas sei que tem versão em Portugal (mais fácil pra ler né) e agora fiquei com vontade de ler hahahaha. Acho que sofro com os Irmãos Sullivan, que nossa tem os primos e a editora não tem previsão para publicar, o que é uma pena mesmo.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir

I hope you feel at home when you visit me!!

Please don´t forget to comment on the posts, your opinion is truly important and makes me happy!!

;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...