Você alguma vez já perdeu um amigo querido? Você já sentiu a dor dele ter te afastado, sem aviso prévio ou motivo?

Dói, né?

Este livro E se for você , da autora Rebecca Donovan, lançado pela Globo Alt, fala sobre isso: amizades, amores, perdas, recomeços e escolhas.



O livro é contado principalmente por Cal, um jovem que está em seu primeiro ano faculdade ao norte de Nova York, e que de repente encontra uma jovem, idêntica com sua amiga com uma garota que já foi sua melhor amiga, há muitos anos atrás, e ele nunca conseguiu esquecê-la. Mas como pode ser ela, se a garota que ele conhece está em Harvard ?  Ou ela está enganando todo mundo?

Cal, Rae, Richelle são amigos desde sempre. Cal e Rae são vizinhos e Richelle mora na mesma rua um pouco mais a frente, assim quando se muda uma garota para a casa ao lado da dela, todos eles ficam animados. Nicole, é uma garota quieta, obediente e perfeita. Richelle é meio maluquinha, faz o que der na sua cabeça. Rae é uma garota que ama bateria e tem em Cal seu melhor amigo. Cal, o único menino do grupo, se encanta por Nicole, mas Richelle é que se torna sua namorada. Mas é no nono ano que tudo muda.

Fico tenso todas as vezes que ela vai embora. Detesto não poder entrar em contato com ela. Fico à mercê das suas aparições aleatórias, o que é uma droga.

Richelle se muda do nada. Nicole se afasta e para de falar com eles, anda com os populares e com quem seus pais querem. Cal e Rae continuam amigos , e sem entender o que aconteceu, seguem suas vidas.

Então reencontrar essa jovem, que atende pelo nome de Nyelle, é confuso para Cal, afinal ela é a cara de Nicole, mas com a personalidade de Richelle. E ainda tem aquela aura de tristeza e confusão.Cal decide deixar que tudo aconteça naturalmente, sem pressionar Nyelle, que ele aprendeu a gostar, e aqueles olhos que trazem tantas lembranças doce-amargas.

Tento me convencer de que imaginei tudo aquilo. Consegui ver os olhos da ninja apenas por alguns segundos. Mas posso jurar que estava olhando dentro dos olhos de Nicole Bentley


Gostei da forma como o livro é narrado. Embora seja em primeira pessoa, Cal, os capítulos narrados por ele, são alternados por momentos narrados por Nicole ou Richelle, desde o momento que se conheceram até o momento decisivo da separação.

Os personagens são muito bem construídos, e até  mesmo o leitor fica confuso, algumas vezes, como Cal. Afinal a personagem Nyelle é muito inconstante, como se fossem duas pessoas em um só corpo.

Cal é o típico ex garoto franzino da escola, que se transforma na faculdade. Fisicamente falando. Emocionalmente, ele sempre foi indisponível, mesmo tendo namorado inúmeras garotas. E olha que ele tem ex pra caramba. A primeira garota com quem ele realmente gostaria de ficar é Nyelle. E é a que mais foge dele.

Não estou julgando, Cal, juro. Só estou interessada em saber por que você deixou um mar de corações partidos pelo campus.

Nyelle é um personagem complexo, na metade do livro você começa a desconfiar do seu passado, mas não sabe exatamente como ela se tornou aquilo. Ela faz o que dá na telha, ela é divertida, gosta de fazer amizades, mas desde que não falem do quanto é bonita ou do seu passado.

Os trechos em que aparece Nicole e Richelle te mostram um pouco da personalidade das duas e até onde vai essa amizade. Uma completa a outra. Enquanto Nicole é educada pelos pais a não se sujar, a seguir a risca os planos de seu pai, a ser quieta, obediente,  Richelle é criada para ser livre, a se sujar, a ser criativa. Seus pais lhe dão todo o suporte.

Rae é a que completa o grupo. A menina que adora bateria, que tem uma banda de garotas, que gosta de garotas. É a amiga mais antiga de Cal, e que é ainda nos tempos atuais. Ela quer saber o segredo de Nyelle, do motivo dela ser assim tão parecida com Nicole, mas com a alma de Richelle.

A cada capitulo nós nos encantamos mais com a simplicidade das coisas com que Nyelle vive, assim como os sentimentos de Cal, que parecem evoluir cada vez mais.O segredo dá pra descobrir já na metade do livro, pelo menos a minha teoria estava certa, mas isso não impede que lágrimas caiam enquanto lemos a verdade. Ai gente é de partir o coração.

Eu tenho muitos amigos de longa data, a maioria das minhas amizades já ultrapassam 04, 05 anos, mas tenho amigos de 10, 15, 20 anos atrás , alguns ainda bem próximos, outros se distanciaram com o tempo, mas lembro de uma amiga que seu mudou e nunca mais tive contato, e outra que faleceu de ataque cardíaco, causado pela anorexia, essa foi a que mais me doeu, porque a Gabi era cheia de vida, e nunca poderei me esquecer daquela gargalhada fantástica dela. Só de falar nisso já enche meus olhos de lágrimas. Mas é uma saudade boa, não triste. Acho que ela era uma anjo e cumpriu a sua missão na terra.

Então o que tenho a dizer é que leiam este livro porque ele é muito lindinho.


A gente faz pedido a elas, por mais uma chance de fazer tudo certo.
Você acredita que pode fazer isso? Começar de novo?
Todo dia - diz ela baixinho, mirando as estrelas


Beijos Beijos

Deixe um comentário

I hope you feel at home when you visit me!!

Please don´t forget to comment on the posts, your opinion is truly important and makes me happy!!

;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...