Oieee amores,

Hoje é dia Internacional das mulheres e para comemorar vamos participar do Desafio #MulheresdaLiteratura .

Vou explicar o que é esse desafio primeiro.

O Blog Queria Estar Lendo elaborou um desafio e entre os dias 1 e 31 de março estará acontecendo o Desafio Eu e as #MulheresdaLiteratura, para divulgar protagonistas e livros maravilhosos, escritos por mulheres tão incríveis quanto, para isso pode-se indicar um livro por dia , ou publicar tudo de uma vez, por blocos ou como ficar melhor!

O importante é participar, espalhar a hashtag #MulheresdaLiteratura  por ai e indicar as mulheres maravilhosas da literatura nacional e internacional! Para saber mais veja o evento no Facebook.

Vamos lá.

Eu e as #MulheresdaLiteratura

1 - O primeiro livro escrito por uma mulher que você leu;

Hmm, comecei a ler desde novinha, tinha uns seis anos, quando me apaixonei pela leitura. Acho que foi o da Ana Maria Machado, Festa no céu, na verdade foi recontado por ela né.


2 - O seu livro preferido escrito por uma mulher;

Aí quebra as minha pernas. Tenho vários que foram escritos por mulheres. A série HP, por J.K, a séries da Meg Cabot, os livros místicos de Sarah Addison Allen. Nossa tem vários.


3 - O seu livro preferido protagonizado por uma mulher;

Belle, da Lesley Pearse. Já foi resenhado AQUI. Belle comeu o pão que o diabo amassou, mas se manteve de pé. Adorei a leitura mesmo


4 - Sua autora preferida;

Maldade pura perguntar isso para uma bookaholic. Ish tenho tantas. Só nacionais tem a Samanta Holtz, a Chris Melo, a Adriana Brazil, Cecilia Meirelles, Lygia Fagundes Telles, Carina Rissi. As internacionais tem J.K, Jane Austen, Nora Roberts, Meg Cabot, Sarah Addison Allen, Sophie Kinsella entre outras.


5 - Um livro com uma amizade forte entre mulheres;

Amigas Para sempre da Kristin Hannah. É lindo.



6 - Um livro com uma heroína que salva a si mesma;

Quase todos da Turma da Mônica. Mônica é diva.


7 - Um livro com uma heroína que não tem medo de armas e lutas;

Corte de Espinhos e Rosas da Sarah J Mass. A Feyre é muito corajosa e não tem medo de lutar por algo ou alguém.


8 - Um livro de romance escrito por uma mulher;

Issh é o que mais tem. Mas amo minhas divas Meg Cabot e Nora Roberts.


9 - Um livro de romance policial escrito por uma mulher;

Agatha Christie sempre foi minha favorita, foi um das minhas primeiras leituras "grandes" . E gosto muito mais quando tem a Miss Marple do que aquele ridículo do Poirot. Amo essa senhorinha intrometida.

10 - Um livro de fantasia escrito por uma mulher;

Se eu falar Harry Potter e a J.K não vão bater em mim?? Mas sou Potter Head. Se ela escrever uma lista de supermercado, eu leio.


11 - Um livro sobrenatural/sci-fi escrito por uma mulher;

Gosto da Lia Habel, seus livros que misturam com perfeição seus zumbis maravilhosos , distopia, steampunk e YA, é sensacional. Ela mesma parece ter saído de uma de suas histórias.




12 - Um livro de terror escrito por uma mulher;

Anne Rice, linda. Pode ser com a Akasha, em A Rainha dos Condenados (As Crônicas Vampirescas #3), com Lestat magnifico e outros personagens de Entrevista com o Vampiro. Amoo.


13 - Um livro com a heroína na capa;

No mundo da Luna, da Carina Rissi. Morro de amores pela Luna.



14 - Um livro com uma heroína que não se conforma em ser o que esperam dela;

Caroline de O Pássaro da Samanta Holtz. Caroline é uma mulher bem a frente do seu tempo. Tudo que ela queria ser era livre, quando nasceu em uma época em que as mulheres nem sequer podiam ter voz.


15 - Um livro escrito por duas (ou mais) mulheres;

O Desafio de Ferro (Magisterium #1), escrito pela Holly Black, de Gata Branca, e Cassandra Clare de Instrumentos Mortais.

16 - Um livro com a sua heroína preferida;

Lizzy Bennet. Amo essa personagem com meu coração literário. Foi com ela que conheci um dos meus primeiros crush literários, o Sr Darcy.


17 - Uma autora que te inspira;

J. A. Redmerski. A mulher escreve N.A fofinho, depois lança uma super série de assassinos. Adoro a escrita dela. Como ela consegue nos envolver nos universos que ela cria.


18 - Um livro com uma heroína na qual você se espelha;

Bridget Jones. Hahaha. Ela é real, de um jeito meio torto. Mas gosto do jeito que ela encara a vida, e ás vezes não encara né. E que tenham amigos leais como os dela.


19 - Um livro com uma heroína que as meninas deveriam conhecer desde novas;

Depois daquela Viagem , da Valéria Piassa Polizzi. É um daqueles livros, verídicos, que todas as meninas deveriam ler. Não por dar liçãozinha de moral, nem nada disso, mas por mostrar a dor e o sofrimento que todos podem passar, independente da sua classe social. Mostra a importância da amizade e família, e como na maior parte das vezes, eles são a base que te sustenta, sem que você perceba.



20 - Um livro com uma protagonista que você não esperava ser tão forte quanto foi;

Na verdade, é um livro que eu não esperava ser tão forte. Cinder & Ella , mostra uma personagem frágil, que tinha tudo para acabar com a sua vida. Mas ela foi forte e aceitou ajuda para melhorar.


21 - Um livro com uma heroína que você começou odiando e terminou amando;

Olha eu não fui muito com a cara da Sarai - nem do Victor - no começo de A morte de Sarai, mas depois fiquei tipo "OMG" . Ela virou muito fodástica, mesmo que no segundo livro ela estrague tudo de novo.

22 - Um livro onde a heroína salva o herói;

Jane Eyre. Jane salvando o Sr Rochester é lindo - e um mega spoiler , me desculpe. Mas, se fosse eu, ficaria com o primo gato.


23 - Um livro com uma mulher transsexual;

O único que conheço é A garota dinamarquesa, que reconstrói a história de Lily Elbe, talvez a primeira transexual da história a fazer a cirurgia de redesignação sexual (ou “mudança de sexo”).

24 - Um livro com uma mulher bissexual/homossexual;

O primeiro que li com a temática Homossexual feminina foi o da Ju Lund, Doce Vampira.


25 - Um livro com uma personagem feminina que seja uma figura de poder;

Morgana, de As brumas de Avalon. <3


26 - Um livro com uma mulher que escolheu a família;

Pode ser um de não ficção? A biografia da Grace Kelly, deixa claro que ela optou pela família, até mesmo na hora de sua morte, afinal muitas coisas apontam que não era ela quem estava dirigindo o carro.Mas enfim, isso é um mistério de família.

27 - Um livro com a melhor vilã;

Miranda, de O diabo veste Prada. Sim, eu gosto dela.


28 - Um livro com uma protagonista negra;

Putz, pior que não lembro. Lembro que em A hora da Verdade de Pedro Bandeira, Adele era uma dos principais do livro.

29 - Um livro com uma protagonista que superou abusos físicos e/ou emocionais;

Cante para eu dormir. É espetacular ver como Beth supera seus obstáculos de maneira tão forte. Afinal escutar de seu próprio pai que você é feia, é de lascar tudo né.


30 - Um livro com uma protagonista que não queria salvar o mundo;

Katniss, ela acaba se tornando uma personagem poderosa o decorrer da trilogia Jogos Vorazes, mesmo que ela não queira isso.


31 - Um livro com uma personagem feminina (ou a autora) que represente o que é ser mulher para você.

Hmm complicado porque não tenho um modelo especifico de personagem feminino a ser exemplo, e sim vários, como a força da Katniss, a inteligencia de Hermione, o espirito da Anne Frank, o humor da Bridget, a ironia da Lizzy, os olhos de cigana oblíqua e dissimulada de Capitu, o amor de Julieta, a "diferença" de Tris,  e muitas outras personagens que se fazem fortes quando o calo aperta, e vão a luta para conseguir realizar seus planos, ajudar quem ama e quem sabe , de quebra, salvar o mundo.




Demorei mas respondi tudo. Claro que houve trocentas personagens que ja passaram por mim, mas consegui lembrar de algumas.

Fiquem livres para falar das que vocês lembrarem também.

E um incrível dia das mulheres para vocês e uma vida mais incrível ainda.

beijos beijos

Deixe um comentário

I hope you feel at home when you visit me!!

Please don´t forget to comment on the posts, your opinion is truly important and makes me happy!!

;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...