Pare e imagine: um belo dia você acha que está indo viajar com seu pai e de repente se encontra presa em uma instituição, que na verdade, é quase um mini hospício, com direito a terapia de confronto e tudo.

O que você faria?

Então é o que acontece com a protagonista de O que há de estranho em mim da autora Gayle Forman, a mesma de Se eu ficar e Eu estive aqui.



O livro é narrado por Brit, uma garota considerada pela madrasta monstra , uma péssima influência por causa de seu cabelo cor de rosa, suas tattoos, seu posto de guitarrista em uma banda punk rock e claro, pelo histórico de insanidade de sua mãe biológica.Com medo que ela esteja indo pelo mesmo caminho que sua mãe, seu pai a interna em Red Rock, uma escola que abriga as garotas problemas , quando seus pais não sabem o que fazer com elas.

... Sempre culpam a vítima. Esse devia ser o lema de Red Rock.

Lá ela aprende que mesmo que todas entrem com o mesmo diagnóstico , transtorno desafiador opositivo, há 05 categorias principais, pelo quais as garotas foram mandadas para lá, pelos pais. Há as que usam drogas, mas nada pesado, há as que tem comportamento sexual desviante, como lésbicas e ninfomaníacas, as que tem algum distúrbio, como alimentares, mas de forma leve,  automutiladoras ou  cleptomaníacas, e as que tem tem tendências suicidas.

Sem se encaixar em nenhuma dessas categorias, Brit acaba fazendo amizade com quatro garotas, que ensinam-a a sobreviver naquele inferno e passar pelas "fases" para conseguir privilégios.

São seis fases, sendo a primeiro a semi clausura, só tendo direito a sair para ao banheiro, e a ultima etapa a torna monitora e pode ir para casa. Mas quanto mais tempo elas passam juntas, elas se tornam amigas , até que se denominam irmãs, Irmãs insanas.

Não podemos esquecer, gatas, que somos o Divinamente Fabuloso e Ultraexclusivo Clube das Malucas.

Irmãs - emendou Cassie, acrescentando sua mão.

Fiz o mesmo e senti a força da nossa união.

Irmãs Insanas

A ultima coisa que pensei sobre este livro é que ele fosse ser sobre amizade e como os nossos jovens, muitas vezes não são ouvidos, principalmente se já erraram antes.

Brit, Bebe, V, Martha e Cassie são o grupo de amigas mais diferentes que pode existir, mesmo assim a irmandade sobrevive a tudo.

Bebe é a bonitona, filha de uma celebridade, com problemas com sexo. Martha é uma garota gordinha com bulimia, Cassie é lésbica. E V é a monitora, mais velha do grupo, e ajuda as meninas como pode. E claro tem Brit, que acaba juntando todas.

Juntas elas contrabandeiam cartas, comida, tem seu próprio código, e mesmo sendo super fiscalizadas, além das paredes com ouvidos, elas fogem para assistir o show da banda de Brit, e ela consegue ver Jet, namorado não aprovado pela monstra.

Cinderela, você era a última pessoa de quem eu esperava uma coisas dessas. Não existem madrastas malvadas, não existem fadas madrinhas, não existem príncipes encantados. Não existe um destino predeterminado. É você que manda no destino. É você que decide o que faz.

Os castigos sofridos, os dias na solitária, o tempo na pedreira, lugar no qual as meninas são obrigadas a 'trabalhar" embaixo de sol, é mais que a gota d'água para Brit, que com a ajuda das meninas e Jet, bolam um plano para que suas vozes sejam ouvidas.

O Xerife e a Dra Clayton são os personagens mais odiosos do livro, afinal fora a fraude no seguro, o que ganham atormentando as meninas desse jeito??

Uma das cenas que eu fiquei de queixo caído foi a da terapia de confronto, que consiste basicamente em uma garota no meio da roda e as outras meninas a xingando de todas as formas, acabando mesmo com a menina, e as que participam ganham pontos e podem passar para a próxima fase.

Você é uma alcoólatra.

Você é uma putinha.

Piranha. Piranha. Piranha.

Gostei muito do livro, muito embora ele não tenha ficado entre meus preferidos, já que ele se parece muito com Garota Interrompida. Mas Gayle prende muito a atenção.

Beijos beijos.

Deixe um comentário

I hope you feel at home when you visit me!!

Please don´t forget to comment on the posts, your opinion is truly important and makes me happy!!

;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...