Momento Ostentação.

Sim, eu tenho a coleção de clássicos da Zahar e como meus queridinhos, embora todos conheçam as histórias, ao ler os livros, você encontra várias surpresas , e um "não é bem assim que me lembro".





Então, sentem na poltrona mais confortável e relaxem lendo essas belezinhas. ( Fiz duas partes para não ficar cansativo!)


CONTOS DE FADA.

Esse livro tem vinte e seis contos infantis - ou quase isso. Todos eles tem ilustrações e vários são comentados com as morais tiradas do histórias.  Com o prefácio de Ana Maria Machado, as histórias podem ser lidas em qualquer ordem e na velocidade que você quiser. Afinal são contos.

O livro é dividido em  autores:

Charles Perrault:

"Cinderela" ou "O Sapatinho de Cristal",
"Pele De Asno", 
"O Gato De Botas" ou "O Mestre Gato", 
"O Pequeno Polegar",
"Chapeuzinho Vermelho" e 
"Barba Azul".

Jeannie-Marie Leprinde de Beaumont: 

"A Bela e a Fera".

 Jacob e Wilhelm Grimm ( Os irmãos Grimm) : 

"A Bela Adormecida",
"Branca de Neve",
"Chapeuzinho Vermelho", 
"Rapunzel" e 
"João e Maria".

Hans Christian Andersen: 

"A Roupa Nova Do Imperador", 
"O Patinho Feio", 
"A Pequena Vendedora De Fósforos",
 "A Pequena Sereia" e "
A Princesa E A Ervilha".

Joseph Jacobs: 

"José E O Pé De Feijão" e 
"A História Dos Três Porquinhos".

Anônimo: 

"A História Dos Três Ursos".


O livro também mostra as biografias dos autores, fechando assim com maestria o livro.

Mas já deixo o recado que algumas das histórias não são bem como nós conhecemos, e ainda tem algumas que conheci com o livro.

Vocês sabiam que a Branca de Neve veste sapatos de ferro quente na madrasta e a faz dançar em público até morrer? Ou que as irmãs da Pequena Sereia ficam carecas para ajudá-la à voltar pro mar? Ou ainda de um um conto chamado Pele de Asno , ou a verdadeira história do Barba Azul.

Leiam, ele vai modificar o que você pensa sobre contos de fadas.








ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHA E ATRAVÉS DO ESPELHO

Alice é um desenho muito conhecido, principalmente pelos filmes da Disney. Mas se você acha que aquela é a história toda , se enganou.Afinal o desenho clássico, misturou muito das duas histórias e fez o filme, então aquilo é só a pontinha do iceberg.

Como,  TODO MUNDO SABE, o primeiro livro começa quando Alice avista um coelho de olhos vermelhos, vestindo um colete e ela resolve segui-lo, e entrando em sua toca e ela cai no chamado"Wonderland" ou "O país das maravilhas".

Lá ela vai encontrar muitas criaturas loucas e divertidas, como o gato de Cheshire, e também tomar o chá da tarde com o Chapeleiro, a Lebre de Março e o Caxinguelê e jagar croqué com a rainha de copas. O livro acaba quando Alice desperta de seu curioso sonho.

Capítulo 7  -Um chá maluco

Em frente à casa havia uma mesa posta sob uma árvore, e a Lebre de Março e o Chapeleiro estavam tomando chá; entre eles estava sentado um Caxinguelê, que dormia e sono solto, e os dois o usavam como almofada, descansando os cotovelos sobre ele e conversando por sobre sua cabeça. "Muito desconfortável para o Caxinguelê", pensou Alice; "só que, como está dormindo, suponho que não se importa."

Era uma mesa grande, mas os três estavam espremidos numa ponta:"Não há lugar! Não há lugar!" gritaram ao ver Alice se aproximando. "Há lugar de sobra!" disse Alice, indignada, e sentou-se numa grande poltrona à cabeceira.

"Tome um pouco de vinho", disse a Lebre de Março num tom animador.

Alice correu os olhos pela mesa toda, mas ali não havia nada além de chá. "Não vejo nenhum vinho", observou.

"Não há nenhum", confirmou a Lebre de Março.

"Então não foi muito polido da sua parte oferecer", irritou-se Alice


Já o segundo livro, começa com Alice brigando com Dinah, sua gatinha preta, por causa de sua bagunça.Como toda criança, ela começa brincar de faz de conta, e assim ela acaba indo parar em um mundo onde tudo parece fazer parte de um tabuleiro de xadrez. Lá encontra a rainha vermelha, que fala que quando Alice chegar a casa oito poderá se tornar uma rainha como ela.

Na busca pela última casa surgem Tweendledee e Tweendledum, os gêmeos fofuchinhos que querem aprender a lutar, Humpty Dumpty, que eu descobri sendo dessa história,que é aquele ovo esquisitão que fala e anda, que pelo menos eu conheci no Gato de Botas, haha, além de um rei maluco , dizendo que tudo era sonho dele.

Este livro também acaba com Alice acordando do sonho, quando, ao sacudir a rainha vermelha, descobre estar sacudindo Dinah.



O legal desta segunda parte é que é narrado como se fosse um jogo de xadrez e se prestarmos bem atenção as características das peças do jogo tem influência na personalidade e nas características dos personagens. E mesmo quem nunca jogou xadrez, nada o impede de entender a história, é que quem tem uma noção do jogo faz a leitura ficar bem mais divertida.

Como personagem principal nas duas histórias, Alice é como a maioria das crianças, ela é inquieta, curiosa e fala o que pensa, sinceridade de criança é tudo, e é isso que faz o livro ficar mais divertido. Claro que os personagens malucos, faz com que você seja surpreendido quando menos se espera.

A única coisa que faço uma pequena observação é que o livro, apesar de ser indicado como obra infanto juvenil, há passagens que as crianças não entendam, ou nós que somos mais velhos, entendamos bem demais. Indico também que conheçam mais sobre a vida do autor, espero que vocês mão fiquem perturbados como eu fiquei , rsrs.

Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para ir embora daqui?

Depende bastante de para onde quer ir.

Não me importa muito para onde.

Então não importa que caminho tome.







LEIAM!!! Seja para crianças ou não!!

Beijos Beijos


Deixe um comentário

I hope you feel at home when you visit me!!

Please don´t forget to comment on the posts, your opinion is truly important and makes me happy!!

;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...