Engraçado como ás vezes um livro chega a suas mãos e , a primeira vista lhe parece mais um livro despretensioso, que você vai ler e se divertir por algumas horas. Aí você lê, ri, chora, e se identifica com o personagem de tal maneira, que você acredita que é a sua vida ali , meio fantasiosa, mas a essência é sua.

Foi o que aconteceu comigo quando li O retorno de Saturno, da Laura Conrado, autora de Freud, me tira dessa!Só Gosto de Cara Errado ( clique no título para ler a resenha).



Débora é uma mineira de 28/29 anos que durante uma viagem ao Chile, uma cigana lhe diz coisas que mudarão a sua vida, quando a encontra no hotel em que está hospedada com os jogadores do time de futebol do clube onde trabalha , o TAES.

Quando retorna dessa viagem, ela acaba conhecendo Henrique, um moreno maravilhoso que está indo a BH a trabalho. Esse moreno lindo vai mexer muito com a vida estagnada de Débora.

Não tem lógica isso, mas é o amor que damos que nos cura, não o que recebemos. 

Débora namora a quatro anos Sergio, um médico residente, que liga mais para sua carreira e sua amiguinha que para a namorada. Ela ainda mora com os pais, que vivem em pé de guerra, e seu irmão Zol, que é um tanto revolucionário, só que carismático. Fora isso, sua carreira como assessora de imprensa de um time de futebol que não sai da segunda divisão.

Com a chegada de seus 29 anos, seu namoro acomodado, e sua carreira indo para lugar nenhum, Débora acaba tendo a famosa crise crise dos trinta, ou tendo o seu retorno de Saturno. E tudo o que ela achava que estava certo para a sua vida, vai desmoronando.


O seu envolvimento com Henrique só vai confundindo-a mais, Sérgio que não ata nem desata, o acumulo de funções no seu emprego. Isso tudo vai sobrecarregando. Até que uma chance surge de onde menos se espera. A unica que se mantém mais estável na sua vida é a sua melhor amiga, Babi.

Antes de tudo deixa eu explicar o que é o Tal Retorno de Saturno.

O retorno de Saturno nada mais é que o tempo necessário para que o planeta Saturno realize uma volta completa em torno do Sol. Enquanto a Terra leva em torno de 365 dias para realizar esta volta, Saturno leva aproximadamente 29 anos terrestres para fazer o mesmo movimento. Simbolicamente, Saturno representa o limite e, no período de seu retorno, diz-se que  tomamos consciência das nossas limitações, nos livramos do que é supérfluo e desconstruímos nossas ilusões, tornando-nos finalmente adultos.

Tudo explicadinho, vamos ao que eu achei do livro.

Débora é aquela mulher que é do tipo antes mal acompanhada que só, que nunca sai da sua zona de conforto , que mora com os pais mesmo odiando aquilo. Até que várias coisas começam a acontecer ao mesmo tempo. Um moreno bonitão aparece na sua vida para tentá-la, seu namoro que está naufragando a muito tempo na friendzone, ela já tem até plaquinha do BP do clube onde trabalha como assessora de imprensa.

Posso falar que me identifiquei com ela em todos os sentidos - menos na parte do moreno e do relacionamento, mas ainda tenho 28 anos , então ainda dá tempo. Confesso que ainda não to entrando na crise dos trinta, pelo menos não emocionalmente, mas profissionalmente. Afinal depois de cinco anos na mesma função, sem chance de ascenção , surta qualquer um que aspire mais, né?

Mas voltemos ao livro.

Entendo a confusão dela com o Henrique, afinal namorando alguém há tanto tempo, alguém que não vê ela mais que uma amiga, e pelo qual ela se esforça em não ser ela mesma, encontra um cara que a valoriza , que a acha bonita, sem falar que é bonitão, simpático. Claro que ela podia ter aberto o jogo, afinal não tem como manter um pé em cada barco, tem uma hora que cada um vai para um lado.

O livro tem humor, emoção e surpresas na medida certa. Além disso, a personagem é a melhor. Ela é torcedora fanática do seu time, tem uma super melhor amiga, bebe, fala palavrão, erra, pede desculpa, ou seja, ela não é perfeita. Ela é humana, como nós.

Você tem andado diferente... - Sérgio rompe o silêncio. - Meio nervosa, sei lá. Para começar, nunca falou palavrão..

Falo palavrão pra caralho! Sempre falei e só maneiro quando estou com você. Faço de tudo para estar á altura do meu namorado médico encalhado numa residência

Isso sem contar os personagens secundários que são muito bons. Babi, Zol,Marcela, os meninos do time de futebol, e principalmente Katia Flávia e a Saphira, lindas . Claro que sempre tem os corvos da história né, como a amiguinha do Sérgio, e os donos do time - que são umas cobras, ódio eterno de gente assim.

O importante é que Débora de tanto errar, aprende a lição mais importante e que pode mudar toda a sua vida, se ela deixar.

Agora vamos falar do Henrique. Onde eu acho um desses por aqui?? E diz o livro que mora em SP. E com certeza ele entrou na minha lista de Top piriguetagem deste ano...

Henrique é bonitão, simpático, ganha bem, é carinhoso e ainda tem pegada. Tem defeitos? Tem. Mas melhor não falar deles.

Antes que as lágrimas comecem a rolar, acrescento mais um  item á extensa lista de coisas admiráveis do meu eterno moreno tentação: Henrique é daqueles que fazem pedidos ao universo no meio da noite ( como alguém que eu conheço).

 Adorei o livro. Laura Conrado tem uma escrita deliciosa, que quando você percebe já terminou o livro - eu terminei em poucas horas. E quero mais.

Ah! E o final é perfeito. PERFEITO!!!

Antes eu conhecia o poeta, agora vivo sua poesia.


Ah , e antes que eu esqueça vou colocar a música que ficou na minha cabeça durante uma semana, depois de ler este livro.



Beijos Beijos

Deixe um comentário

I hope you feel at home when you visit me!!

Please don´t forget to comment on the posts, your opinion is truly important and makes me happy!!

;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...