Hoje é quinta. Dia de bater papo \o/

E o tema de hoje é Desapego.

Eu estava passeando por fanpages esses dias, quando vi o termo BookCrossing.

Vocês sabem o que é o BookCrossing?



É libertar os livros em locais públicos, o famoso "Esqueça um livro". Deixar livros em locais públicos para que outras pessoas leiam, e voltem a esquecê-lo em outros pontos. Isso chegou ao Brasil há um ano e tem até fanpage especializada em "esquecimentos".

A arte de se desapegar de livros que já rendeu uma boa leitura, mas que não chegou a tocar seu coraçãozinho literário, ou aquele que você não gostou, ou ainda aquele que você não achou nada, sabe aquela leitura que não te despertou nada,  é difícil para a maioria dos bookaholics que eu conheço. Assim como o ciúme que bate, quando emprestamos um livro amado, e o ódio ao ver ele voltar todo estrupiadinho.

Desapego ainda é um tema delicado para mim, afinal não é fácil se livrar de hábitos antigos. Cada vez mais, toda vez que faço uma limpeza nos  meus armários de livros, separo cada vez mais livros, seja para troca, para os sebos, doação e até sorteios. Mas ainda é complicado porque sempre tem aqueles livros que posso até não gostar muito, mas tem uma capa tão linda, tão xuxu, que fico com dozinho.

Hoje em dia eu sou um pouco mais desapegada, empresto bem mais livros - mas ainda sou ciumenta,  doou ou vendo no sebo, sem falar que compro bem menos do que antigamente, mas ainda sim tenho pilhas e pilhas no meu quarto.Mas estou aprendendo a me desapegar, hoje em dia só fico com aqueles que eu realmente gosto ou que ganhei de uma pessoa querida.  Os outros ficam na pilhinha de sorteio - que tá grandinha até -  ou de troca no sebo.

Tenho amigos que realmente só ficam com seus amadinhos, os outros elas doam, vendem, ou fazem BookCrossing - acho chique essa palavra. Acho muito legal esse desapego que eles conseguem ter, porque eu sempre fico naquela "vai, não vai" e eles acabam ficando.

Mas o desapego literário pode ser não só com o livro físico, como com personagens de livros. Já teve série que adorei os primeiros, mas garrei um ódinho dos personagens, o que me levou a largar a série, e com isso dei fim nos livros que estavam em casa.

O grande problema são os não lidos, não consigo me livrar deles, mesmo sabendo que alguns eu não vou ler. Eu fico no " E se... ". " E se eu gostar", " E se eu me arrepender de ter dado" . Foi numa dessas chances que li " E se eu ficar" que é uma graça, e está lá nos queridinhos até hoje.

E vocês como são na arte do desapego? Vocês conseguem se libertar do vício de guardar livros não tão queridos, ou são do tipo , é meu!! ? Já "esqueceram" algum livro por aí? Nos conte!!

Beijos Beijos


Deixe um comentário

I hope you feel at home when you visit me!!

Please don´t forget to comment on the posts, your opinion is truly important and makes me happy!!

;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...