Oi Amores,

Como todos que lêem muito, os compulsivos mesmo, não podem ver uma promoção que já saem comprando descontroladamente, além de ganhar de presente de natal , de aniversário e ... enfim, quando vamos ver, já temos pilhas e pilhas de livros não lidos, alguns que há pouco tempo nós precisávamos ler, ficou lá na pilha, esquecido, sendo ultrapassado por aquele mega lançamento que temos que ler para ontem.

Papo de consumista?? Talvez. Mas quem tem muitos livros, sabe que sofre desse mal. E por esse motivo, ás vezes ficamos na dúvida do que se ler, e se realmente vamos lê-lo.

E então eis que minhas amigas a Ariane, do blog My Dear Library , e a Livy, do blog No mundo dos livros, me apresentaram ao TBR Book Jar.

E então você me pergunta *WTF é isso?* e eu te respondo agora =D

O significado TBR é de To be Read, algo como a ser lidos e Book Jar é Jarro de livros ... o que ao pé da letra significa Jarro de livros para serem lidos. Ou você pode chamá-lo simplesmente de Pote de livros.

E ele tem um conceito bem fácil de se entender e algumas regrinhas simples.

O conceito do pote, acho que vocês já entenderam né, é forçar a leitura de livros na pilha de *vou ler* que estão lá na estante, ou no canto, ou na caixa, enfim, esquecidos. Com isso diminuindo aquela pilhinha enoorme de livros não lidos.

As regras são:

1. Não coloque livros que você não possui. A ideia aqui é diminuir a pilha, não aumentá-la;

2. Não coloque livros do coleguinha. Termine os seus primeiro, hahaha;

3. Se comprou mais livros, atualize o pote;

4. Sorteie pelo menos um livro por mês;

5. Nada de trapaças! Se pegou um livro e queria ler outro, dê uma chance ao sorteio, mas sinta-se livre para trocar de livro de vez em quando;

6. Se pegou uma continuação de uma série, sem ter lido o anterior, devolva e sorteie outro. ( Minha dica: se você quiser leia o primeiro livro da série , e devolva o nome da continuação no jarro, mas só se sentir que não é trapaça)

( Regras retiradas do blog Brainstormando )

E claro que você também pode impor algumas outras coisas, como por exemplo, o desapego. Sim, se você sorteou, e não gostou do livro ou a leitura está chata, passe para frente o livro. A não ser que ele tenha algum apelo sentimental, desapegue dele... é um espaço a mais para outro livro, e talvez faça outro leitor feliz.

O sorteio.

Essa é uma das partes mais divertidas. Fazer o potinho \o/



Aí vai da sua criatividade. Pode pegar um pote de geléia, comprar um potinho de vidro, de plástico, eu aconselho com tampa para os papéis não voarem, e claro, um que caiba sua mão, para poder sortear, decore-o, deixe-o bem lindão e voilá, ficará lindo com os papéizinhos dentro. Se vocês tem uma caneca bonita, fique a vontade, afinal o que vale é a sua opinião.

Os papéis podem ser feitos com folhas coloridas, ou numa folha branca, grifados com canetas marca texto coloridas... Sim, adoro coisas coloridas haha.

Uma dica legal é separar os livros por cor. Exemplo: Os de romance em papel rosa, os de Terror em papel preto, os de Fantasia em papel verde... Assim você escolhe o gênero, mas o livro fica pela sorte. Ou se não quiser, feche os olhos, respire fundo e tire um papelzinho.

Fica Bonito né?? Dá até pra deixar de enfeite.


Feito tudo é só se divertir. Se quiser pode seguir suas próprias regras, o importante aqui é ler e ficar feliz!!

Assim que fizer o meu, mostro para vocês!!

Beijos Beijos


Deixe um comentário

I hope you feel at home when you visit me!!

Please don´t forget to comment on the posts, your opinion is truly important and makes me happy!!

;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...