Ontem postei que vai haver eventos da Editora Seguinte do livro Carta de Amor Aos Mortos. E tem gente que ainda não conhece esse livro mara. Portanto hoje a resenha é dele.



Sabe aquele livro que você espera uma coisa e ele te surpreende quando foge dessa expectativa. Então é o que acontece com esse livro lindo da Ava Dellaira.

Laurel é uma garota de 15, 16 anos que perdeu a sua irmã mais velha, seu ídolo, há pouco tempos e se acha culpada por ela ter morrido, e como não aguentava mais as pessoas perguntando por May, sua irmã, ela decide fazer o ensino médio em outra escola da cidade, longe de todos os conhecidos delas. Os pais de Laurel se divorciaram após a morte de May, que Laurel achava que era a cola do relacionamento dos dois.

- Sabe, acho que, quando você perde alguma coisa próxima, é como perder a si mesmo. É por isso que, no final, até escrever é difícil para ela. Ela quase não sabe como fazer. Porque quase não sabe mais quem ela é.

A Mãe foi morar em um rancho de Los Angeles abandonando-a com seu pai, que começou a viver de forma automática, ou seja comia, trabalhava, respirava.

Laurel ficava uma semana com seu pai, e uma semana com a sua tia Amy, uma mulher super religiosa que fica esperando o homem de Jesus , que é como Laurel chama o homem por quem sua tia está apaixonada, um sujeito que só aparece quando precisa de dinheiro.

Na nova escola de Laurel conhecemos as pessoas que só tornam os melhores amigos dela: Hanna, Natalie , o casal Tristan e Kristen e o lindo Sky.

O livro começa como um trabalho para a professora de Inglês, no qual os alunos tem que escrever uma carta á um morto. Laurel começa a escrever e descobre que ela gosta de fazer isso e então começa a contar sua vida, seus sentimentos nessas cartas endereçadas aos mortos que tem algum significado na sua vida como Kurt Cobain -que sua irmã lhe apresentou e no livro ela faz a pergunta que todos nós fazemos ( Why Kurt? Why? ) , Judy Garland - a eterna garotinha de O mágico de Oz que sua mãe e sua irmã sempre assistiam juntas com ela, Elizabeth Bishop, River Phoenix, Janis Joplin, Amelia Earheart, Amy Winehouse, Heath Ledger , Jim Morrison, etc.

"Nirvana"significa liberdade. Liberdade do sofrimento. Acho que algumas pessoas diriam que a morte é exatamente isso. Então, parabéns por estar livre, acho. O resto de nós ainda está aqui, agarrado aos cacos.

Ela escreve tanto que suas cartas deixam de ser somente uma trabalho e passa a ser uma espécie de diário no qual seus sentimentos são transformados em palavras e guardados.

Talvez ao contar histórias, por pior que sejam, não deixemos de pertencer a elas. Elas se tornam nossas. E talvez amadurecer signifique que você não precisa ser personagem seguindo um roteiro. É saber que você pode ser a autora.

O livro é excelente. Sério. É um relato de uma jovem um tanto transtornada pela morte da irmã , que ela ama demais , e que acha que a morte prematura de Amy foi sua culpa.E só vamos descobrir o motivo quase nas páginas finais do livro.

O jeito torto de Laurel começar a vida no ensino médio, sem sua guia , sua conselheira , que era Amy, torna tudo mais difícil, Afinal sua irmã era linda, tinha muitos amigos e adorava festas, mas conforme vamos descobrindo a verdadeira história, descobrimos que a felicidade da Amy, era uma máscara, uma construção frágil, que poderia ruir a qualquer momento.

Os pais de Laurel são do tipo que casam jovens, na empolgação, mas que separam quando os filhos crescem.Eles não tem mais sintonia, estão juntos pelas filhas e só, mas acabam que nem prestam atenção nelas. A tia Amy é aquela mulher que parece durona, mas é inocente de tudo e carente.

Quando você perde alguma coisa próxima, é como perder a si mesmo.

Agora os amigos de Laurel são quase um livro á parte. Eles são tão carismáticos, e tão reais com seus problemas de verdade.

Hanna e Natalie são as primeiras que acolhem Laurel como amiga e a faz se sentir bem de novo. Entre roubos de bebidas, passeios e conversas , Laurel descobre que há mais nessa amizade do que pensam. Em meio a risadas, lágrimas e brigas, elas firmam uma amizade verdadeira.

- Pintei uma tulipa porque assim você vai tê-la para sempre. Nunca vai murchar ou morrer.

O casal lindo Tristan e Kristen é sensacional. Ele rebelde, largado e roqueiro. Ela linda, inteligente e hippie. Juntos são aquele tipo de casal que você torce para nunca se separar. Eles são apaixonados, mas não grudentos. Em meio a problemas de casal, Kristen apresenta muitas musicas boas á Laurel enquanto Tristan conversa com ela, se interessando mesmo.

Muito bem vamos falar sobre o Sky, ah o Sky. Ele é o cara que todas nós, que ainda não temos um cara, procuramos por aí. Ele é bonitão, seguro de si, carinhoso e pasmem, adora conversar sobre o relacionamento. Quer dizer não adora, mas faz DR ... O que já ajuda né. Enfim ele é tudo de bom , o único problema é que ele só gosta de meninas com parafusinho solto. Dá até dó.

 Sabe por que se apaixonar é o que pode acontecer de mais profundo com uma pessoa? Porque quando estamos apaixonados, estamos totalmente em perigo e completamente salvo, os dois ao mesmo tempo.

E por fim há Amy, irmã e melhor amiga de Laurel, que você acaba conhecendo porque afinal as cartas de Laurel , acabam sempre na direção da irmã morta. Eu fiquei extremamente triste por ela, ou melhor por elas. O luto de Laurel só é sentido mesmo no final.

Sei que não posso te trazer de volta, mas eu amo você com tudo que eu sou e agora posso levar você, seu coração com o meu, aonde quer que eu vá.

O livro é lindo. Ele aborda temas complicados como álcool, homossexualismo, perda da inocência, morte, mas de uma forma tão meiga , sutil e leve , que você fica triste sim , mas é o tipo de tristeza que te deixa pensativo, que te toca no fundo mesmo. Agora se você está triste, ele é como uma terapia, como se falasse " Olha você é forte, vai superar, mas não, nada vai ser mais a mesma coisa. Mas você aguenta.Acredite!!"

Adorei muito e super indico!!

Beijos Beijos

Deixe um comentário

I hope you feel at home when you visit me!!

Please don´t forget to comment on the posts, your opinion is truly important and makes me happy!!

;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...