Desde que esse livro lançou no exterior, a curiosidade bateu à minha porta e se instalou por tempo indeterminado. Quando lia a sinopse ou algumas resenhas, ficava ainda mais curiosa e entusiasmada com esse livro. Até que finalmente veio a notícia alegre no final de 2012 = O livro iria ser publicado no Brasil pela Intrínseca. Pronto, quase morri de tanta alegria.

Na época não consegui comprar, mas pedi-o de Amigo Secreto entre blogueiras (organizado pela Raphs) e para minha completa alegria e surpresa, ganhei o livro e muitas delicias maravilhosas <3

Contaminada com aquele furor que o livrou causou, eu me joguei na leitura dele e em poucas horas devorei as 382 páginas... Mas sabe aquela máxima = quem com muita sede vai ao pote acaba se afogando?? Então, resume muito bem minha experiência.
  
  

A narrativa em terceira pessoa de Feita de Fumaça e Osso nos apresenta à uma personagem no mínimo estranha. Com cabelo azul e o corpo repleto de tatuagens, a jovem Karou esconde diversos segredos de seus amigos humanos. Sim, humanos. Ela que desde a mais tenra idade viveu sob o domínio de demônios e seres mutantes que abalam até a mais fértil imaginação, tem de viver uma segunda identidade, a de uma estudante de artes diferente.

Karou era misteriosa. Parecia não ter família, nunca falava sobre si mesma e era perita em se esquivar de perguntas – considerando o que seus amigos sabiam de seu passado, ela poderia muito bem ter nascido inteira da cabeça de Zeus.


Karou aprendeu desde criança a esconder seus segredos, mas melhor que mentir, era contar de forma sarcástica a verdade incompreensível para as mentes medíocres. Assim ela balanceia suas duas vidas : a de uma estudante de um Liceu em Praga, e a de uma “filha” de um ser demoníaco e sobrenatural, com que vive trabalhando...

Karou foi criada por um grande e poderoso demônio, na verdade um ser mutante, de certa forma assustador. Brimstone acolheu a menina desde bebê e a criou como uma espécie de filha. Brimstone é mais conhecido no meio sobrenatural como o Mercador de Desejos, ele troca dentes (sua mais preciosa carga/mercadoria de compra) por dejesos, alguns muito poderosos.

No mundo inteiro só havia um lugar onde os humanos conseguiam desejos: na loja de Brimstone. E só havia uma moeda que ele aceitava.


Nesse meio, Karou cresceu e até auxiliou Brimstone em muitos “trabalhos” indo buscar dentes ao redor do mundo em troca de dinheiro ou de desejos. O que Karou mais desejava era descobrir o porquê dos dentes, e ter em suas próprias posses os desejos mais poderosos.

– Eu tenho esperança, criança, mas não desejo nada. É diferente. (...)
(...) – É diferente porque a esperança vem de dentro de você, e os desejos são só magia.
– Desejos são falsos. A esperança é verdadeira. A esperança faz sua própria magia.


Numa de suas viagens pelo mundo atrás de dentes para seu amigo/pai/criador/demônio/mutante, Brimstone, Karou se depara com uma verdadeira e terrível ameaça :: anjos. Quanto mais pensa a respeito do seu temor pelos anjos, eternos inimigos de seus “amigos sobrenaturais”, Karou começa a indagar sobre sua própria existência. Afinal quem seria ela, além de uma reles humana sem família, sem passado, sem história e criada por monstros?!?!

Ela foi inocente um dia, uma garotinha no covil de um demônio brincando com penas espalhadas pelo chão. Mas a inocência acabou, e ela não sabia o que fazer. Esta era sua vida: magia e vergonha e segredos e dentes e um vazio profundo e perturbador, onde alguma coisa certamente estava faltando.


Quanto mais se indagava mais se deparava com segredos e mistérios envolvendo sua própria existência. E agora, de frente para uma ameaça, e impotente, Karou fará de tudo para ter seus “amigos” de volta e assim desvendar a entrelaçada teia de mistérios que é sua própria vida. Mas um empecilho ela terá, pois se encontra no meio de uma guerra milenar e poderosa, e qualquer aliança com o inimigo poderá ser fatal para ela, ou nesse caso para seu coração solitário.

Essa nova coisa que surgiu entre eles era... astral. Transformou o ar, e estava nela também – uma atração, quente e suave – e por um momento, suas mãos nas dele, Karou se sentiu tão sem poder quanto a luz de uma estrela puxada em direção ao sol na imensa trama do espaço. 


Feita de Fumaça e Osso traz uma trama envolvente e admirável. É impossível desgrudar os olhos da narrativa tão bem construída pela Laini Taylor (que assim como eu ama cabelos coloridos... o dela é rosa pink <3). É impossível não se envolver com os dramas de nossa Karou ou de não suspirar pelos cantos pelo nosso Akiva (não mencionei antes, porque esse é pura surpresa ^_^).

A autora também retrata de um modo magnífico as quimeras e os seres tão complexos e malucos, que confesso foram até difíceis de imaginar. Porém, a obra em questão deixou muito a desejar. Como eu disse antes, estava deveras empolgada com o livro, e acabei me deixando levar na leitura que flui muito bem, mas em alguns momentos a narrativa toma rumos óbvios e maçantes. Parei a leitura algumas vezes e tive aquele “deja vu”, por que de fato eu já havia visto aquilo em outra obra, e até achei que “tava muito Fallen aquilo”...

Por isso acabei me desmotivando, principalmente nas 100 páginas restantes... Quando a obra poderia ter tomado aquele rumo absurdo e maravilhoso e ter pirado os leitores com as mais variadas surpresas, ela me toma o rumo mais básico e acaba caindo na mesmice.

– Deixar você ir, Karou, será como abrir a janela para uma borboleta. Não se espera que ela vá voltar.


De qualquer forma, gostei da obra por um todo, e adorei o universo fantástico explorado pela autora. Obviamente não desistirei da série, e espero ansiosa pelos próximos volumes, com mais calma agora, para saber como Laini Taylor irá trazer nossa protagonista e como irá abordar esse universo tão bem criado e repleto de seres no mínimo estranhos.


Como eu, você já leu e/ou estava ansioso para ler Feita de Fumaça e Osso??? Então compartilhe comigo o que achou do livro, dos personagens, da resenha... Enfim, esse é o lugar para se soltar e debater comigo suas impressões... Fique a vontade =)


Deixe um comentário

I hope you feel at home when you visit me!!

Please don´t forget to comment on the posts, your opinion is truly important and makes me happy!!

;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...