[Resenha] Os Desejos de Bela Adormecida


Sou uma grande admiradora das obras desta mestra! Uma verdadeira rainha da escrita, em minha opinião. Suas críticas ácidas, seus personagens conflituosos, marcaram a literatura e continuam chocando muitos leitores.
Suas obras são mais do que consideradas polêmicas, e essa em questão não seria diferente. Pelo contrário, foi uma das obras mais polêmicas que ela já publicou! Nada do que uma boa polêmica para incitar a curiosidade de seus leitores =)

Anne Rice, famosa escritora de romances góticos (Lestat meu lindo *--*) é uma das minhas escritoras favoritas, e até hoje lembro do momento mágico que foi encontrá-la na Bienal do Rio... Um momento que me marcou para sempre e me deixou com ainda mais desejo de dedicar minhas horas a ler seus magníficos trabalhos.

Eu não tenho o costume de resenhar uma obra da Rice, pois a leituras às vezes é tão marcante e profunda que me faltariam palavras para expressar tudo que a escrita lhe passa!! Desta vez abri uma exceção, pois recebi o livro da Editora Rocco, e adoraria mesmo compartilhar com vocês, leitores, o que realmente sentimos quando lemos esta obra da Anne Rice...




É notório que a moda agora é livros eróticos e com temáticas S&M!! Não é um gênero novo, ao contrário, remota de séculos o uso do erotismo (algumas vezes bem pesado) na nossa literatura. E o primeiro livro de Anne Rice abordando esse tema, foi publicado em 1983, mas somente quase 30 anos depois, foi traduzido e publicado no Brasil!! Dificil comentar sobre o livro em si, pois a leitura foi deveras difícil.

Conhecendo a Rice, já sabemos que podemos encontrar cenas difíceis de aceitar, cenas que mostram a crueldade humana, os piores defeitos, e como se sobrevive a um meio tão terrível!!

Já aviso, se você está achando que irá encontrar aquele livro doce, bobo e meloso, então pode parar por aqui mesmo, e jamais leia um livro da Rice. Ela é uma crítica da sociedade que através dos seus livros polêmicos tendem a chocar os “puritanos” e a demonstrar a hipocrisia de muitos.

*deixa falar sobre a história do livro*

Os Desejos de Bela Adormecida é o primeiro volume da trilogia que remodela o clássico conto de fadas, trazendo em sua temática o erotismo e o sadomasoquismo. *chokita* =O

“Por toda a sua jovem vida, o príncipe ouvira a história da Bela Adormecida, enfeitiçada para dormir por cem anos junto com seus pais, o rei e a rainha, e toda a corte, após furar o dedo em uma roca de fiar.”


A princesa Bela estava em sua torre, dormindo por 100 anos, quando chega um lindo príncipe e a desperta!! *aquele momento que você arregala os olhos para ver como ele a despertou* Uma das vertentes de estudiosos acredita piamente que o clássico conto de fadas está repleto de elementos eróticos. Essa vertente é a mais aceita, e isso mostra o porquê de Rice escolher justamente o despertar sexual da personagem, e o rumo que ela toma em sua narrativa!

Ao ser despertada, e todo seu reino também, Bela é levada de sua corte para ser uma escrava de seu príncipe por um determinado tempo, pois é uma tradição muito antiga os príncipes e princesas de certos reinos serem enviados para servirem... A partir daí, a situação pega fogo. Todos são tratados como escravos sexuais, mero bichinhos de estimação, sem vontade, sem voz, sem reação. Apenas servir e agradar. A doce e inocente Bela Adormecida está encarando uma realidade completamente diferente, e está aprisionada no mundo de luxuria e degradação "a la Caligula" do seu Príncipe.

– Minha querida, eu despertei você de um sono de cem anos e restabeleci o reino de seu pai. Você é minha. E você não me achará um senhor assim tão ruim. Sou apenas um mestre meticuloso. Desde que seu único pensamento dia e noite, em todos os momentos, seja me agradar, as coisas serão muito fáceis para você.


Até compreendemos os motivos da servidão dos príncipes e princesas, pois ao serem humilhados infinitamente, e sofrerem essas degradações, eles se tornarão monarcas melhores, mais humildes, mais dignos de reinarem seus povos... O modo como eles tem de viver despidos, desprovidos de emoções, serão benéficos quando tiverem a frente de seu povo e assumirem o poder. É compreensível, mas não aceitamos.

– Eles retornam para seus reinos quando a rainha assim o deseja e, sem dúvida, tornam-se muito melhores após prestar serviço aqui. Eles deixam de ser tão vaidosos, adquirem autocontrole e, na maioria dos casos, uma visão de mundo diferente, que permite que atinjam um grande entendimento.


E eis o ponto que mais gostei da obra. Essa crueldade com os escravos, ensinando-os a serem submissos e a enfrentarem as mais diversas provações e perversões... Rice foi espetacular na descrição das cenas, tão intensas que provoca aquele bolo em nossa garganta as vezes. Não sou puritana, e sei como a autora usa de suas palavras para chocar (tem uma cena nojenta em Menmoch que até hoje quase morro), e garanto que ela faz com maestria neste livro.

Para entender o livro, precisamos olhar para o momento que este foi escrito. Pois ele é uma resposta a sociedade hipócrita do fim da década de 70 que tanto se orgulhava pela “liberdade sexual” e o boom das industrias pornográficas, e principalmente os movimentos feministas da década de 80 que considerava uma violação dos direitos das mulheres o cinema pornô! Enfim, compreendendo o contexto histórico em que ele foi escrito, e a crueza de sua narrativa, Os Desejos de Bela Adormecida não é apenas mais um erótico. É um livro de certa forma desafiante e polêmico (em 1996 algumas livrarias retiraram TODOS os exemplares de suas estantes) e recomendadíssimo para quem admira Rice...

“Não conseguia entender minha própria infelicidade. Percebi então que passaria por variações infinitas de humilhação. Não era uma hierarquia de punições o que eu teria de enfrentar, e sim mudanças intermináveis.”


Sobre o livro em si :: Sinceramente a trama foi uma das mais fracas que Rice escreveu, sem contar com o final bem WTF, que deixa o leitor completamente perdido e intrigado, o que garante a leitura do próximo livro... A história da Bela quando vai enfim servir no castelo de seu príncipe é morna, e seus aprendizados nem foram assim tão chocantes. Acredito que isso foi mais meu gosto pessoal, pois eu sou anarquista, gosto de revoltas, brigas, pessoas inconformadas e na obra há muita submissão.


Com toda a certeza irei ler os próximos livros da trilogia, pois pretendo descobrir como a Anne Rice irá desencadear esta história “doida” (mesmo sabendo como a história termina) *--*

Não deixem de dizer o que acharam da minha resenha super confusa e corrida!!! Aguardo suas opiniões para ficar contente =)


::~::~~:: Promoção ::~~::~::

Em parceria com a Editora Rocco, que me cedeu o exemplar para resenha, estamos sorteando 1 exemplar de Os Desejos da Bela Adormecida para vocês *--*




O sorteio será pelo Rafflecopter =)

a Rafflecopter giveaway



Regras::

*Possuir endereço de entrega no Brasil;
*Seguir o blog pelo GFC;
*Curtir a página da Editora no Facebook;
*Curtir a página do Blog no Facebook;

Prêmio = Exemplar do livro "Os Desejos da Bela Adormecida", escrito pela Anne Rice, publicado pela Editora Rocco + 15 marcadores sortidos ^_^


Participem seus lindos... <3 <3 Boa Sorte




6 comentários:

  1. Obrigada pela resenha, estou super curiosa para ler algo da Rice, já ouvi falar maravilhas a seu respeito mais até agora não tive oportunidade de ler, esse livro parece ser ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada da Anne Rice, mas a sua resenha me deixou com vontade de começar, além do fato de ela ter usado um personagem que já existe.. Acho que vou gostar quando ler :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Estuo bem curiosa em relação à essa trilogia. Releituras de conto de fadas sempre me chamam atenção, mas essa parece ser ainda mais impactante.... parabéns pela resenha!


    Tem promoção no meu blog
    http://delirios-lucidos.blogspot.com.br/2012/08/promocao.html

    ResponderExcluir
  4. Estou com um pé atrás, mas como nunca li obras da Anne Rice, veremos.

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha certeza de que já havia comentado na resenha rs.. mas tudo bem, comento de novo.. Participando da promoção...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. A resenha ficou ótima e me deixou super curiosa para descobrir "Os desejos da Bela Adormecida". Me parecer ser uma leitura bem emocionante e profunda.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!

    ResponderExcluir
:-/ :-O X( :7 B-) :-S ( ) :-B ~X( L-) (:| =D7 @-) :-w 7:P \m/ :-q :-bd

I hope you feel at home when you visit me!!

Please don´t forget to comment on the posts, your opinion is truly important and makes me happy!!

;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout Designer Cantinho do Blog - ScrapKit Thaty Borges