Olá queridos ^.^
É com grande prazer que faço minha primeira postagem como Colunista no DLC [intimidade modo ON]. Espero que essa seja a primeira de muitas, muitas resenhas que apresento aqui. Estou realmente muito feliz e honrada... Vamos lá?

Estou trazendo mais um livro lançado pela Novo Conceito, dessa vez uma ficção policial e de mistério,lançado em 2011.

                                            A_JANELA_DE_OVERTON



Noah Gardner é um publicitário de 28 anos que tem tudo o que qualquer criatura poderia desejar, é filho do maior relações publica do mundo [só isso...] e herdará todo o patrimônio deixado por seu pai, Arthur Gardner, além de seu um cara boa pinta jeitoso com mulheres que desejam um flerte rápido.

Ele nunca teve relacionamentos sérios, sempre viveu para o trabalho e para o que seu pai gostaria que ele se tornasse, mas nunca considerou certas suas atitudes sobre a manipulação de pessoas e conceitos que seriam levados à público. 

Então acontece de Noah conhecer Molly, uma ativista por um mundo politicamente mais correto e que leve a Constituição dos Estados Unidos da América a serio, e ela fará aflorar algumas dúvidas em Noah, além de um amor inesperado pra ele.

O grupo do qual Molly faz parte fala de um golpe arquitetado pelo governo e alguns aliados que derrubará tudo o que o povo norte-americano conseguiu para se tornar um povo liberto das amarras do colonialismo, um golpe que tirará os direitos do povo e os fará marionetes do governo, mas será que pessoas que trabalham com relações pública consegue mudar a visão do povo sobre um governo corrupto? Será que a publicidade serve apenas para distorcer o que alguns não querem que chegue a publico?


O povo perdeu a coragem de acreditar. Abriu mão da sua capacidade de pensar. As pessoas já não conseguem formar suas próprias opiniões, apenas absorvem opiniões, sentadas com a boca escancarada em frente à televisão (Página 45).


O livro possui muitas conspirações e muitos fatos históricos sobre os Estados Unidos é usado como embasamento para as ideias revolucionárias da obra, inclusive existe um posfácio que liga os fatos reais da história do país a trama ficcional criada pelo autor.


[...] A corrupção é um vírus, sempre pairando nos corredores e salões do poder, pronto para infectar e se espalhar entre aqueles cujos sistemas imunológicos estão comprometidos pela ganancia e ambição cegas (Página 86)


Fiquei com muitas dúvidas sobre a obra ter me agradado ou não, primeiro porque a impressão que tive foi que o autor quis passar todas as suas ideias conspiratórias sobre o governo e criou um estória para inseri-la sem precisar subir ao púlpito e discursar, depois porque o Noah me irritou profundamente com a falta de posicionamento na vida e em todas as encruzilhadas que lhe foram apresentadas, essa passividade dele fez com todos o usassem como bem entendessem, e isso irrita [principalmente quando o burrinho é o protagonista]. Que homem parado, hunf.

De resto, a diagramação do livro está ótima, simples e funcional exatamente como adoro na editora. A capa é bonita e as cores internas do livro dão mais um ar norte-americano ao livro.

Se você gosta de livros sobre golpes e curte a história dos Estados Unidos, precisa ler esse livro. Mas se você gosta de romance, prepare-se para odiar o Noah...


[...] Sempre existem quatro tipos de pessoas no mundo: os visionários, que escolhem a rota, e somos muito poucos; os gananciosos e corruptíveis, que são úteis, porque fazem qualquer coisa em nome do lucro a curto prazo; os revolucionários, um bando de pensadores retrógados e violentos cuja única missão é atravancar o caminho do progresso[...] e as massas, os lemingues que mal conseguem ter inteligência suficiente para seguir vivendo às cegas, sem objeção, resistência ou protesto (página 254)

diagramação de janela de overton

Imagem da diagramação, tirada durante a leitura (escura, eu sei. Sorry)

Comentando na #Resenha de hoje você ganha mais chances na hora de concorrer ao “Eu Comento, Eu Ganho” do mês de Junho!! =)

Deixe um comentário

I hope you feel at home when you visit me!!

Please don´t forget to comment on the posts, your opinion is truly important and makes me happy!!

;D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...